quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Escola Viajante da Vida


Travel school of life - Tsolife

A proposta é bem simples: conectar pessoas que querem compartilhar habilidades e conhecimento entre si e encontrar maneiras alternativas e individuais de aprendizagem. Entrar para essa rede e ajude a divulgá-la... veja o site wiki q tem como finalidade tornar visível a existência do grupo e contribuir para encontrar locais de aprendizagem e pares para compartilhamento de habilidades.
A rede do conhecimento de Ivan Illich se formando...
Ivan Illich - Sociedade sem Escolas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Pra quem encontrar aqui algum sentido - se é q existe um


Tenho me sentido espremida e sacudida pela vida nas últimas semanas. Sem sono às 4h38 da manhã, depois de adiantar trabalho da Universo Espírita e responder e-mails na madrugada, fico pensando na minha, na nossa fragilidade, exposta de tantas formas diferentes, desde a impossibilidade de cumprir uma agenda de compromissos pra um dia e da internet q não funcionou direito atrapalhando meu trabalho, até um acidente q podia ter levado alguém com quem andei mto brava. E caso ele ainda tenha dúvida se isso que tô escrevendo é pra ele, pode ter certeza de q é pra ele e pra mim. E pra quem encontrar aqui algum sentido - se é q existe um.

O q isso me parece? Me parece a vida insistindo em algo. Querendo me mostrar aquilo q ainda não consegui ver.

Me mostrando, talvez, q nossa situação nesse planeta é mto frágil, um ventinho pode mudar td. (Bom, sempre soube disso, mas td mundo precisa ser lembrado de certos itens essenciais, eventualmente.) Mostrando q o controle não tá comigo. Q algumas coisas precisam ser postas de lado e, outras, agarradas como o maior dos tesouros.

Ninguém evita realmente tempestades. Mas a gente pode segurar firme na mão de alguém, enquanto elas não passam. Esse alguém não é qqer um, mas alguém q, embora pise na bola como qqer um, como eu tb posso pisar, tá disposto a ser meu amigo e ficar por perto, como eu estou disposta a ser amiga e ficar perto.

Thoreau escreveu q queria saber q vida era essa, se ela era sublime ou mesquinha. Mesmo espremida e sacudida, voto no sublime. Afinal, passado o susto, além de td, já tô sabendo q ele tá em casa e bem.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Walden ou vida nos bosques

Um dos livros mais simples e profundos que li, escrito por Henry Davi Thoreau em 1854, onde conta sua experiência de dois anos vivendo no lago Walden, apenas do seu trabalho, de uma forma natural.

"Fui para o bosque porque pretendia viver deliberadamente. defrontar-me apenas com os fatos essênciais da vida, e ver se podia aprender o que tinha a me ensinar, em vez de descobrir à hora da morte que não tinha vivido"

Walden é inspirador e instigante pois em cada página fui tendo contato com uma lógica incrivelmente forte sobre as coisas da vida e, ao mesmo tempo, uma vontade quase irresistível de sair para os bosques e viver cada vez mais perto da natureza.