terça-feira, 30 de dezembro de 2008

A história das coisas





Ninguém jamais testou, em conjunto, os efeitos das substâncias químicas a que estamos expostos na vida diária. Ninguém sabe qual será o resultado da interação entre todas estas substâncias com nosso organismo e nosso meio. Quem realmente se importa com isso?

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Olho vivo!

Onde: Winterthur, Suíça. Foto: Rita Foelker.
Cores do branco. A Natureza fez tudo sozinha, enquanto a cidade dormia.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Criança a alma do negócio... triste

30% da população infantil brasileira está com sobre peso e 15% obesa.
A criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo: 4h51m

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Thoreau em quadrinhos



Walden, ou a vida nos bosques, de Henry David Thoreau, ganhou uma bonita versao em quadrinhos de John Porcellino. Trata-se de Thoreau at Walden, pela Disney Publishing Worldwide; Library Binding edition (22 abr 2008).
Todo o texto e composto por trechos da obra original, contando a historia que inclui sua passagem pela prisao e muitos de seus principais pensamentos .
Conversava com um amigo hj, antes de sair, sobre como os jovens tem levado uma vida cada vez mais superficial, mais voltada ao culto da aparencia e da popularidade; comentavamos a falta de valores intelectuais e espirituais em toda parte. Fiquei emocionada ao ver um artista sensivel que tambem consegue, com a linguagem grafica, aproximar a filosofia suave de Thoreau dos jovens de hj.

Oficina na Natureza


Se apropriar do espaço da natureza para a educação, embaixo de uma mangueira, coqueiro, sentados à grama, ou, como diz Thoreau, em cima de uma abóbora... quer espaço educativo melhor? Qtas conexões podemos fazer, o tempo todo? Um vôo de borboleta, uma fila de formigas, um riacho q corre para um lago, as nuvens passando no céu, a música da natureza, a energia do sol, a chuva que dá vida, as vozes dos animais, contar árvores da mesma espécie, achar galhos espalhados pelo chão com o mesmo formato... tá aí, acho q mencionei todas as disciplinas de uma escola convencional... qual é das duas a mais motivadora?
... nessa escola não precisa de lousa e nem caderno pra anotar, é só prestar atenção ao momento e pensar, divagar, voar... e criar.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Oficina da Natureza


Em 26 de outubro de 2006, as criancas do CEEAK de Winterthur, Suica, participaram de uma atividade chamada Oficina da Natureza. A proposta das evangelizadoras e da coordenadora da oficina, Verbena Fanti, foi de um passeio na floresta onde as criancas observaram o meio, colheram e trouxeram materiais para depois serem transformados em objetos artisticos. Fica aqui a otima ideia para quem quiser, aproveitar!
Para saber mais, vc pode falar com a Arlete Laenzlinger, uma das organizadoras do evento, em dij.ceeak@gmail.com.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Livro Livre

















Os três passos para libertar um livro
Ler
: Leia um bom livro e tome a decisão de compartilhá-lo com outras pessoas.

Registrar: Registre-se no site http://www.livrolivre.art.br/ e inclua os dados básicos do livro, como título e autor. Se tiver tempo, aproveite para incluir uma imagem da capa. Cole uma etiqueta do Livro Livre na capa interna do livro a ser libertado e anote nela o código fornecido pelo site.

Libertar: Passe-o adiante, "esqueça-o" em um local público e bem movimentado, onde ele possa ser rapidamente encontrado por um novo leitor.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O que é... Biomimética?



Precisamos buscar nossos padrões nos modelos da Natureza. Devemos respeitar, com a humildade do sábio, os limites da natureza, do mistério que jaz além deles, admitindo que existe algo na ordem natural das coisas que, evidentemente, transcende toda a nossa competência. Václav Havel, presidente da República Checa

Biomimética - inovação inspirada pela Natureza é o livro de Janine M. Benyus pela Ed. Cultrix/Amana-Key que fala de uma nova ciência.

A palavra "biomimética" reúne dois termos gregos que juntos significam "imitar a vida". O trabalho de muitos pesquisadores independentes é relatado no livro em forma de histórias que mostram que a Natureza tem seue próprios métodos e pode nos ensinar a solucionar nossos problemas. Alguns de seus princípios que deveríamos aprender:

  • A Natureza é movida a energia solar.
  • A Natureza usa apenas a energia que precisa.
  • A Natureza recicla tudo.
  • A Natureza recompensa a cooperação.
  • A Natureza confia na diversidade.
Leia mais sobre biomimética em http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=2896&op=all

Olho vivo!

Onde: Pedra Grande, Atibaia/SP - Foto: Beto Samú
Beleza grátis do mundo, é só olhar e ver! Existem incontáveis maravilhas da Natureza que passam despercebidas. Preste atenção!