terça-feira, 10 de março de 2009

Não se deixe enganar*


Enquanto você imagina estar protegendo a Natureza, em verdade pode estar apenas aumentando o lucro das grandes corporações

Por Ariane de Assis Jordão
ariane@universoespirita.com.br

A emissão de gás carbônico na atmosfera do nosso planeta é o problema ambiental mais sério que enfrentamos no presente. As previsões para o clima e, especialmente, para a vida humana, num futuro não muito distante, dizem que, a menos que consigamos diminuir a emissão de gases de “efeito estufa” em pelo menos 50%, o aquecimento global provocará efeitos extremamente danosos. Estamos diante de uma catástrofe anunciada. O derretimento de calotas polares e geleiras irá elevar o nível das águas dos oceanos, fazendo desaparecer ilhas e faixas litorâneas densamente povoadas. O superaquecimento das regiões tropicais e subtropicais intensificará o processo de desertificação. A destruição dos habitats de espécies vegetais e animais fará com que elas desapareçam. As mudanças de temperatura irão multiplicar as secas, enchentes e furacões. E a previsão é de fome para metade da Humanidade.
Como se vê, é um problema que só se resolve encontrando novas formas de produção de energia e de bens, alternativas para o uso dos veículos movidos com derivados de petróleo e, gradativamente, substituindo a gasolina e o diesel por outros combustíveis. Enfim: diminuindo a emissão de gases.
No entanto, alguns artifícios de marketing são utilizados pelas indústrias para adiar o que é urgente. Um deles virou instrumento de publicidade de uma rede de postos de combustível, que anuncia: “abasteça e neutralize o carbono emitido pelo seu carro”. A idéia consiste num cartão de crédito que é usado para pagar abastecimento em postos credenciados e, segundo informam, parte do valor pago é investido em programas de neutralização de carbono como, por exemplo, em plantio de árvores.
A campanha recebeu validação de uma empresa de auditoria e certificação de produtos, a qual garante haver sido desenvolvida “uma metodologia que lhe dá o embasamento teórico e estabelece as equações necessárias para chegar às estimativas de emissões de gás carbônico a partir do uso do cartão nos postos”. Isto não está em discussão.
Contudo, relatório publicado na revista científica Nature diz que algumas crenças sobre as árvores e o seu papel na absorção de carbono podem estar erradas. Ele afirma que jovens florestas que acumulem materiais orgânicos em decomposição podem emitir mais CO2 que são capazes de absorver.
Além disso, “neutralizar” significa “anular, eliminar”. Não aparece no dicionário como sinônimo de “compensar”. Isto resume um dos aspectos falaciosos da campanha: fazer você pensar que pode eliminar um problema quando está simplesmente fazendo uma compensação, compensação essa condicionada ao fato das árvores prometidas serem efetivamente plantadas e dos estudos científicos estarem errados.
O maior engano, porém, está em achar que se resolve o problema do aquecimento global pagando para alguém plantar árvores enquanto se continua poluindo o meio ambiente.
Há muito tempo em nossa sociedade têm sido propostas soluções com respeito à Natureza que não envolvem verdadeira conscientização e mudança de atitude, mas apenas a crença de que investimentos e tecnologia darão conta dos estragos que temos feito em nosso planeta. A realidade é que, ou paramos de jogar lixo em nossa casa, ou vamos morrer atolados e sufocados por ele. Enquanto nos enganarmos por soluções falsas ou paliativas, estaremos agravando o problema e diminuindo nossas chances de resolvê-lo.
Precisamos reconhecer nossa responsabilidade moral diante dos seres viventes na Terra e de nós mesmos, e operar transformações profundas em nossa forma de viver, em vez de continuar fazendo o mesmo que sempre fizemos e dando dinheiro para alguém que pode deixar nossas consciências menos pesadas, enquanto contabiliza seus lucros.

Para saber mais:
- Aquecimento Global Brasil, vídeo.
- Plantar uma Árvore é Ótimo, artigo disponível no Portal Aprendiz.

ARIANE DE ASSIS JORDÃO é educadora e pesquisadora espírita.
_____
Este artigo foi publicado na Revista Universo Espírita, Edição 62

segunda-feira, 9 de março de 2009

Flores? Gansos?


Onde: Connecticut/EUA
Foto: Rita Foelker.

Olhe bem! Algum projetista da Natureza andou aprontando com seus olhos... Estas flores se parecem com vários gansos olhando em direção a algum ruído.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Freecycle


A idéia é simples, a internet serve como um canal para que as pessoas possam Reutilizar aquilo que outra pessoa não quer mais...
Freecycle não significa dar apenas para os pobres.
Não significa obter o maior número de coisas grátis possível.
Não significa obter coisas para ganhar dinheiro “por fora”.
Não significa se livrar de lixo que estaria melhor em aterros sanitários.
Não significa postar uma "lista de desejos" de itens caros esperando que uma fada madrinha venha atendê-los.
Não significa uma lista de discussão da comunidade para encontrar aluguéis, dentistas, mecânicos, empresas ou eventos especiais.

O que é Freecycle significa:

Freecycle significa manter coisas úteis fora dos depósitos de lixo.
Significa doar algo que não tem mais uso em nossa vida a alguém que poderia prolongar um pouco mais a sua utilidade.
Significa dar presentes às pessoas, ao mesmo tempo em que limparmos nossa própria bagunça.
Significa criar, construir, e sustentar uma comunidade ecologicamente consciente.

Oferecer itens dos quais já não precisamos mais àqueles que precisam deles.

Quando postamos uma OFERTA, estamos nos oferecendo a dar um presente a alguém. Depende de nós dar este presente a quem nós consideramos que seria o melhor destinatário. Nós não somos obrigados a dar o presente para alguém que é rico, pobre, solteiro, casado, não tem filhos, tem um filho, tem 15 filhos, tem um carro, não tem um carro, ou tem um polvo roxo chamado George vivendo em seu quintal.

Podemos escolher o mais cortês, o mais mal-educado, o mais engraçado, ou a resposta mais curta para receber nosso presente. Nós podemos colocar os seus nomes em um chapéu e fazer um sorteio, ou podemos acenar nossos dedos mágicos diante do monitor e escolher um nome desse jeito. Podemos escolher o primeiro, 3º ou o 53º a responder. Podemos esperar 24 horas e então decidir. Depende de nós.

Deixando que as outras pessoas saibam do que precisamos

Quando nós postamos uma mensagem de PROCURO, ou respondemos a uma oferta, estamos solicitando um presente. È bem provável que ninguém na lista poderá nos dar aquilo que procuramos. Mas, às vezes, alguém vai ver um PROCURO para uma bola de boliche e pensar: "AHA! Eu tenho uma no meu armário!"

Mas, quer saber? Só porque somos ricos, pobres, solteiros, casados, não temos filhos, temos um filho, temos 15 filhos, temos um carro, não temos um carro, ou temos um polvo roxo chamado George vivendo em nosso quintal, não quer dizer que somos mais dignos de receber um presente de um colega membro do Freecycle ou que a maioria das pessoas que vivem por aí.

Enviar e-mails que não dizem "por favor" ou "muito obrigado" é uma forma de não receber um item. Enviar e-mails com comentários desagradáveis é uma forma de criar dificuldade.

Como participar no FREECYCLE

Quando você quiser encontrar um novo lar para algo - quer seja uma cadeira, um aparelho de fax, piano, ou uma porta velha - basta você enviar um e-mail oferecendo-o para os membros de seu grupo Freecycle.

Ou talvez você esteja procurando por algo. Neste caso, basta responder a uma oferta de um membro, e você provavelmente irá obter o que procura. Depois disso, cabe ao doador decidir quem recebe o presente e combinar a coleta para passar o item adiante. Você pode até mesmo postar uma mensagem de PROCURO para o grupo, porque pode ser que alguém tenha exatamente aquilo que você realmente precisa guardado em um armário.

Uma regra principal: Tudo postado deve ser grátis, legal e adequado a todas as idades.

Você está construindo uma comunidade com sua participação

Nós fazemos parte de uma comunidade. Em cada comunidade, há pessoas que não se entendem. E, na maioria das comunidades, quando duas pessoas que não conseguem se entender, eles simplesmente evitam-se mutuamente. Para fazer isso no Freecycle, tudo que você precisa fazer é criar um filtro para enviar qualquer e-mail de alguém de quem você não queira ouvir a diretamente para o lixo. Se você precisa de ajuda com isso, deixe que os moderadores saibam e eles podem ajudá-lo.

Portanto, lembre-se: Se você está oferecendo um presente, cabe a você decidir quem irá recebê-lo.

E se você estiver solicitando um presente...bem, seja paciente. Sua vez chegará, eventualmente, mas se você não for cuidadoso, seu nome pode acabar em uma lista do tipo "não vou doar pra essa pessoa". Você pode tentar fazer uma OFERTA para a lista, apenas pra ver como funciona a coisa. Procure em seu armário, ou naquela caixa que você não abre desde que se mudou há dois anos. Material de primeira para Freecycle!

Acima de tudo - continue mantendo "coisas" fora do depósito de lixo!
Participe!
www.freecycle.org Procure no site a sua Cidade... o movimento já está no Brasil.